Recentemente, li uma manchete do El País com a seguinte frase: “O doutorado é prejudicial à saúde mental”. Ao mencionar estudos, a matéria enfatiza que os doutorandos estão seis vezes mais propensos a desenvolver ansiedade e depressão. A reportagem serviu de alerta para buscar mais informações sobre o tema.
Um artigo publicado pelos pesquisadores Everton Costa da UFRGS e Letícia Nebel da UCPel sobre saúde mental na pós-graduação brasileira. O resultado do estudo foi surpreendente: de três mil casos de estudantes da pós, 74% alegaram sentir com frequência ansiedade; 31% sofrem insônia e mais de 25% dos estudantes enfrentam quadro de depressão.
Os dados são alarmantes e são só a ponta do iceberg de uma problemática complexa, que até pouco tempo era invisível.
Durante o doutorado, não passei por depressão ou por qualquer doença mental diagnosticada. Mas, notei que meu humor oscilava em níveis expressivos de estresse e ansiedade – o que não era tão comum antes de entrar pós.
A excessiva competitividade em processos seletivos, por exemplo, nas fases do ingresso, na obtenção de bolsa, nos concursos; o trabalho isolado da elaboração da tese e, no meu caso, a experiência de formação em um país estrangeiro (com normas institucionais e de convivência diferentes da que estava habituada) são fatores associados que, de maneira variável, impactam no nosso estado emocional.
Foi justamente para aliviar da pressão advinda dos conflitos da pós que iniciei a escrita sobre autocuidado. A auto-escuta e a escrita criativa diminuíram a sobrecarga psíquica que vivi em determinados momentos.
Percebo que o autocuidado não é simplesmente adotar uma rotina de estética ou rituais dos famosos lifestyle. O autocuidado é coletivo e se estende às diferentes áreas da vida, como estudo, relacionamento e mundo laboral.
As crônicas sobre autocuidado resultaram em um livro, no qual abordo “pequenas” intervenções diárias com o propósito de refletir sobre a cotidianidade e reconstruir seus significados.
Hoje, com alegria, compartilho o lançamento do livro com vocês.
Acesse o livro na versão digital ou impressa por este link:
https://www.amazon.com.br/dp/B08WHXGBVY/ref=cm_sw_r_wa_awdo_t1_4K643GYSB04WPX77YWN8
Comentários
Postar um comentário