Nesta publicação, abordo um tema que é de interesse de muitas pessoas que desejam realizar a formação universitária no exterior: O RECONHECIMENTO DO DIPLOMA INTERNACIONAL. Há inúmeras dúvidas sobre os procedimentos de reconhecimento do título no Brasil, sobretudo, existe o medo acerca da validade do diploma estrangeiro no território brasileiro.
Esta publicação refere-se aos diplomas emitidos pela Universidade de Salamanca (USAL | Espanha), já que cada país dispõe de procedimentos específicos. Por isso, antes de tudo, quero deixá-los tranquilos sobre a garantia de reconhecimento dos títulos obtidos na USAL. Embora a grade curricular seja diferente das instituições brasileiras, a Universidad de Salamanca é reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas instituições internacionais e, portanto, são desconhecidos relatos que expressem 'problemas' durante o processo de revalidação no Brasil.
Bem, uma vez concluído o mestrado ou o doutorado, antes de iniciar o processo de reconhecimento no Brasil, primeiro aspecto que destaco é a necessidade de SOLICITAÇÃO ATA DE DEFESA no setor responsável da Universidade de Salamanca-USAL. No caso do doutorado, o setor responsável é a ESCUELA DE DOCTORADO. A ata deve contemplar os seguintes elementos:
- Dados do doutorando ou mestrando: nome completo e documento de identidade (passaporte ou NIE);
- Data da defesa e nome do diploma expedido;
- Título da tese ou dissertação;
- Menção da legislação que regulamenta o título de metrado ou doutorado na Espanha;
- Dados completos da banca de defesa: nome dos professores avaliadores e instituição que pertencem;
- Descrição da qualificação obtida na defesa da tese ou dissertação;
- Detalhamento da organização do programa de doutorado ou mestrado na USAL. Por exemplo, informações sobre créditos, cursos, práticas de docência, atividades formativas e outras;
- Data da expedição da ata e assinatura do pessoal administrativo responsável.
Tanto a ata de Defesa como o diploma de mestrado ou doutorado emitidos na USAL devem receber a Apostila de Haia na Espanha – procedimento realizado em Valladolid ou Madrid. Em outras palavras, só é possível realizar o procedimento de reconhecimento do título no Brasil, caso os documentos citados sejam apostilados na Espanha.
Uma vez que tenha a ata de defesa, o histórico e o diploma apostilados, agora é o momento de iniciar a reconhecimento do título no Brasil. Para isso, é preciso realizar um CADASTRO NA PLATAFORMA CAROLINA BORI: http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso Nesta plataforma, é necessário preencher os dados pessoais (nome, CPF e senha), os dados da formação no exterior, escolher a instituição que pretende realizar a reconhecimento e adicionar os documentos exigidos pela instituição brasileira que receberá a sua solicitação.
Se quer saber mais detalhes sobre os procedimentos para reconhecimento ou revalidação do diploma estrangeiro acesse meu e-book. Neste material, pontuo cada etapa do processo de reconhecimento do diploma internacional no Brasil, com links úteis e endereços postais da Espanha:
https://go.hotmart.com/Q39278799K?dp=1
Em caso de dúvida ou comentários entre em contato por e-mail: jackelinesusann@gmail.com
Comentários
Postar um comentário