Esses dias, revirando os arquivos antigos, encontrei a foto acima. O registro é de 2018, quando participei de um programa de Rádio da Universidad de Salamanca (Consulte aqui os posdcasts da "Caja de Resonancia" Radio USAL: https://radio.usal.es/programa/caja-de-resonancia/). Na ocasião, divulgamos as oficinas de conversação em idiomas que acontecem na Casa de las Conchas - a mais famosa e bela biblioteca pública da cidade. O nome do projeto é Viaje de Ida e há um blog disponível pela biblioteca com mais informações (Conheça o Blog "Viaje de ida" por esse link: http://elviajedeida.blogspot.com/).
Na foto do post, aparecem as tutoras responsáveis pelas oficinas de Alemão e Italiano. Eu ficava a cargo das conversas em língua portuguesa. Os encontros eram semanais e direcionados à comunidade local ou viajantes que tinham interesse de conversar com nativos.
Essa experiência foi muito legal. Passei quase três anos no projeto de conversação. Recebia pelas horas de trabalho e esse tipo de atividade era compatível com meu visto de estudante - tipo de visto que possuía para realizar a formação de doutorado na Espanha.
Nos encontros semanais, tive a oportunidade de conhecer os moradores locais e gente de muitas partes do mundo. O mais legal era escutar as histórias de pessoas que se arriscavam em falar em português simplesmente pelo prazer de aprender o idioma para, assim, compartilhar suas vivências e opiniões. Ali, medir o nível de idioma não era o mais importante, mas sim as trocas culturais.
Senti imenso orgulho de levar para as rodas de conversas muito da cultura brasileira, em especial, textos e canções nacionais que devem, sem dúvida, ganhar o mundo.
Só restam saudades.
Comentários
Postar um comentário