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esta publicação destaco alguns pontos para a elaboração da revisão de literatura. Geralmente, nos programas de mestrado e doutorado do Brasil, o candidato necessita apresentar o projeto de pesquisa já nas etapas da seleção. No caso da Universidad de Salamanca (USAL), a elaboração do projeto ocorre no primeiro ano do doutorado, ou seja, quando o candidato já está inscrito no programa.
(Você pode baixar o modelo de projeto da USAL, clicando aqui.)
Mesmo que não seja um critério para admissão no doutorado da USAL, para contactar o futuro orientador da tese, o candidato necessita desenvolver alguns pontos do projeto de pesquisa, por exemplo, o objetivo principal e a problemática com o intuito de alinhar ao que o professor investiga. Por essa razão, a revisão de literatura é uma etapa fundamental. Mas, de maneira específica...
Por que a revisão de literatura é importante?
a) porque introduz o projeto de pesquisa no(s) campo(s) de conhecimento. Melhor dizendo, na revisão de literatura, o pesquisador sitúa a temática escolhida em uma ou mais áreas de estudo, nas quais se concentram a produção científica que aborda os temas da tese.
b) a revisão de literatura possibilita identificar as lacunas da problemática em questão, isto é, os pontos que merecem ser aprofundados em uma nova pesquisa.
c) se for o caso, a revisão de literatura comprova que o tema escolhido no projeto de pesquisa é pouco explorado pelos investigadores. Assim, a análise da produção intelectual é o momento em que o autor expressa o caráter inovador e inédito da sua proposta de pesquisa.
Como realizar a revisão de literatura?
1) Escolha dois a três banco de dados (Por exemplo, repositório USAL, CAPES, Biblioteca Digital USP).
2) Defina de três a seis palavras-chave. Quais são os termos que resumem seu projeto de pesquisa?
3) Delimite o período histórico da produção que pretende averiguar. Normalmente, os pesquisadores optam pelo período mais recente, ou seja, os cinco últimos anos.
4) Realize buscas nos bancos de dado a partir das palavras-chave e do período histórico que você escolheu nos itens anteriores.
5) Leia os títulos e os resumo dos textos que aparecem nas buscas e separe aqueles que mais se aproximam do tema da monografia, dissertação ou tese.
6) Aprofunde a leitura dos textos e realize fichamentos e comentários.
Não esqueça de relacionar o que revisa com os tópicos do seu projeto de pesquisa. Quer dizer, converse literalmente com os autores dos textos, como se estivesse trocando ideias sobre o tema. Esta é uma maneira de dissertar de forma autêntica, pois sua impressões e críticas também aparecem.
Por último, realize as citações diretas e indiretas de maneira adequada, utilizando as normas acadêmicas exigidas pela universidade (ex. APA, ABNT...), pois essa é a forma de distinguir o que você analisa e infere daquilo que é dito pelos autores lidos.
Necessita de ajuda?
2) Defina de três a seis palavras-chave. Quais são os termos que resumem seu projeto de pesquisa?
3) Delimite o período histórico da produção que pretende averiguar. Normalmente, os pesquisadores optam pelo período mais recente, ou seja, os cinco últimos anos.
4) Realize buscas nos bancos de dado a partir das palavras-chave e do período histórico que você escolheu nos itens anteriores.
5) Leia os títulos e os resumo dos textos que aparecem nas buscas e separe aqueles que mais se aproximam do tema da monografia, dissertação ou tese.
6) Aprofunde a leitura dos textos e realize fichamentos e comentários.
Não esqueça de relacionar o que revisa com os tópicos do seu projeto de pesquisa. Quer dizer, converse literalmente com os autores dos textos, como se estivesse trocando ideias sobre o tema. Esta é uma maneira de dissertar de forma autêntica, pois sua impressões e críticas também aparecem.
Por último, realize as citações diretas e indiretas de maneira adequada, utilizando as normas acadêmicas exigidas pela universidade (ex. APA, ABNT...), pois essa é a forma de distinguir o que você analisa e infere daquilo que é dito pelos autores lidos.
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