A
ntes de contactar o futuro orientador, precisamos delimitar o objeto de estudo da tese. Esta etapa exige foco e paciência, pois nem sempre o tema está claro. Defini-lo bem, amplia as chances de ser aceito pelo professor para orientação no doutorado. Isso porque, a autonomia para investigar é uma competência muito valorada pelos docentes. Assim, quando for trocar correspondência com o professor, deixe claro os aspectos principais do que pretende investigar na tese.
O primeiro ponto a ser considerado na hora de delimitar o tema é a produção científica do futuro orientador. Para isso, realize buscas dos artigos e livros publicados por ele/ela e acrescente as citações referenciadas no pré-projeto da tese.
O segundo aspecto é apresentar a relevância do tema, ou seja, por que essa pesquisa deve ser desenvolvida? A relevância da pesquisa é o que a torna autêntica e inovadora, critérios indispensáveis quando se trata de investigação de doutorado.
Duas perguntas são chave na hora de explicar a importância de um tema: Qual é a contribuição do estudo para a sociedade? Quais são os avanços que a pesquisa traz para o campo de conhecimento escolhido?
Por último, não esqueça: releia muitas vezes o que escreveu ou peça para um colega ler e opinar. Isso ajuda a tornar a redação compreensível. No caso do intercâmbio acadêmico, será um professor estrangeiro que avaliará sua ideia, portanto, a objetividade e a clareza da escrita são essenciais para a boa comunicação.
Comentários
Postar um comentário