Pular para o conteúdo principal

Intercâmbio em Portugal - Coimbra

E
ste Blog é dedicado a descrever minha experiência no doutorado da Universidad de Salamanca. No entanto, nesta publicação destaco o intercâmbio que realizei na Universidade de Coimbra. Esta atividade é parte da formação do doutorado, pois para obter a menção de doutorado internacional, a Universidad de Salamanca exige a estância, de no minimo três meses, em uma universidade fora da Espanha.

Neste caso, escolhi a Universidade de Coimbra. Essa escolha envolveu diferentes aspectos, entre eles:

1. Coimbra é muito perto de Salamanca

Menos de quatro horas é o tempo de viagem de trem de Salamanca a Coimbra. O trem faz um percurso direto, ou seja, não precisa parar para fazer baldeação. Além da facilidade da mobilidade, o custo é barato. É possível encontrar passagem de Salamanca-Coimbra e vice e versa por menos de 20 euros na temporada de promoção. A Renfe é a agencia de transporte responsável pelo trem (Para mais informações, consulte aqui). No entanto, existem outras opções como o BlaBlaCar e ônibus.

Edifício Histórico da Universidade de Coimbra - Faculdade de Direito. Arquivo Pessoal. Abril, 2018.

2. Desejo de conhecer Portugal

Ir à Portugal também era um desejo pessoal. Eu não conhecia este país e tinha contato com poucas pessoas de lá. Realizar a estância em Coimbra foi, então, a oportunidade de ter contato com a cultura e explorar parte da história (que também inclui Brasil). Além do mais, pude saborear as deliciosas comidas portuguesas que têm um sabor especial. Parecem aquelas comidas feitas com carinho pela avó.

Bacalhau à Brás. Prato típico Português. Arquivo Pessoal. Junho de 2018.

3. História da Universidade de Coimbra

Assim como a Universidad de Salamanca, a Universidade de Coimbra-UC é uma das mais antigas da Europa. Recentemente, a UC celebrou seus 725 anos. A universidade dispõe de oito faculdades nos diferentes campos de conhecimento (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física). Estudantes brasileiros podem inscrever-se nos cursos por meio da nota do ENEM (Para mais informações, consulte aqui). Ademais dos aspectos da formação, quem viveu em Coimbra se surpreende com a tradição e cultura local: cantigas de fado nas escadas durante o verão; a mistura de protestos e poemas grafitados nas paredes, os universitários com traje e capa preta durante quase todos os dias do ano e os graciosos pombos gordos que não se intimidam com a presença humana ao roubar comida nas mesas. Rsrs, muita coisa para descrever em uma publicação.

Faculdade de Direito. Universidade de Coimbra. Arquivo Pessoal. Abril, 2018.

4. Contato com os investigadores do Centro de Estudos Sociais da UC

Particularmente, a vivencia na UC foi muito enriquecedora. Eu diria que foi um dos maiores presentes desse doutorado. Tive a oportunidade de estar no Centro de Estudos Sociais-CES; lugar onde estão autores e autoras que leio desde a graduação. Uma das grandes personalidades é o querido e respeitado professor Boaventura Santos. Quem é da área social, educacional e dos direitos humanos, com certeza, o conhece. O CES não é só uma instituição referência no âmbito da pesquisa, é um lugar que parte da metodologia inclusiva e acessível de universidade. E foi assim que me senti: acolhida e perto de todos que fazem parte deste centro. Espero muito um dia voltar.

5. Custo-benefício

Tal como Salamanca, Coimbra é um lugar acessível em termos financeiros. Gastos com aluguel, água, luz, compras no supermercado, para quem tem uma vida simples, podem chegar a menos de 500 euros mensais. A cidade também é pequena e raramente se utiliza transporte público. Para a estância de três meses, eu não tive que pagar taxas administrativas à universidade. Não sei se essa regra se aplica a todos os centros da UC. Cabe checar. Outra coisa que não posso esquecer de mencionar é o restaurante universitário da UC que tem uma comida maravilhosa e o preço é bem baratinho: 2,40 euros por refeição. ;)

Coimbra. Arquivo pessoal. Maio de 2018. 
Teria muito mais coisas para contar sobre essa experiência. Mas, por hoje deixo apenas o gostinho do que foi viver em Portugal. Até a próxima!!

Resultado de imagem para gif snoopy digitando

Deseja ingressar no doutorado da Universidad de Salamanca? Necessita de ajuda?

Entre em contato  !! 

jackelinesusann@gmail.com 

Clique aqui para saber mais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matrícula - Doutorado Universidad de Salamanca

A pós realizar o Trâmite para Candidatos Estrangeiros e a Pré-Inscrição no Programa de Doutorado escolhido, a USAL divulga uma lista de admitidos e excluídos do processo. Os candidatos admitidos devem formalizar a matrícula. Para matrícula, os documentos exigidos são os seguintes: 1. Formulário de matrícula ( Clique aqui para baixá-lo ). 2.Cópia do Passaporte . 3.Cópia e original do diploma de mestrado ou título que faculta o acesso à formação do doutorado legalizados. 4.Cópia e original do diploma de graduação legalizados. 5. Declaração original que afirme que o seu título de mestrado é válido em caso do acesso ao curso de doutorado. (Esta declaração pode ser feita pela instituição onde você realizou o mestrado. Baixe aqui o modelo de declaração que solicitei a universidade que fiz meu mestrado): 6.Declaração com avaliação positiva de ao menos dois anos de formação sanitária , em caso de alguma especialidade na área de Ciências da Saúde. (esse c

Revalidação e reconhecimento do diploma internacional - Universidad de Salamanca

Olá acadêmicos(as) viajantes, Nesta publicação, abordo um tema que é de interesse de muitas pessoas que desejam realizar a formação universitária no exterior: O RECONHECIMENTO DO DIPLOMA INTERNACIONAL . Há inúmeras dúvidas sobre os procedimentos de reconhecimento do título no Brasil, sobretudo, existe o medo acerca da validade do diploma estrangeiro no território brasileiro.  Esta publicação refere-se aos diplomas emitidos pela Universidade de Salamanca (USAL | Espanha), já que cada país dispõe de procedimentos específicos. Por isso, antes de tudo, quero deixá-los tranquilos sobre a garantia de reconhecimento dos títulos obtidos na USAL. Embora a grade curricular seja diferente das instituições brasileiras, a Universidad de Salamanca é reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas instituições internacionais e, portanto, são desconhecidos relatos que expressem 'problemas' durante o processo de revalidação no Brasil. Bem, uma vez concluído o mestrado ou o dou

Quanto gasto para morar em Salamanca?

Essa é uma das questões mais frequentes feitas por aqueles que pensam em estudar no exterior, especialmente, quando planejam ir por conta própria. Muitas vezes, a obtenção de financiamento ou de bolsa de estudo não é algo tão simples e algumas pessoas optam por arcar com os custos da formação. O baixo custo de vida é, então, um critério indispensável.  No meu caso não foi diferente!! Quando planejei realizar o doutorado no exterior, avaliei os gastos das diferentes cidades. Por exemplo, para morar em Madrid ou Barcelona, é preciso ter uma folga financeira beeeem maior. Comparado a média das cidades europeias, Salamanca é um lugar barato . É possível viver com menos de 600 euros mensais, equivalendo mais ou menos a 2.500 reais. Mas no papel: Quanto eu gasto? Bem, vou calcular o aluguel, gastos de água e luz, compras no supermercado e uma saidinha de leve. É importante destacar que o cálculo que fiz aqui não inclui o aluguel de um apartamento sozinha, a vida com filhos e