E
ste Blog é dedicado a descrever minha experiência no doutorado da Universidad de Salamanca. No entanto, nesta publicação destaco o intercâmbio que realizei na Universidade de Coimbra. Esta atividade é parte da formação do doutorado, pois para obter a menção de doutorado internacional, a Universidad de Salamanca exige a estância, de no minimo três meses, em uma universidade fora da Espanha.
ste Blog é dedicado a descrever minha experiência no doutorado da Universidad de Salamanca. No entanto, nesta publicação destaco o intercâmbio que realizei na Universidade de Coimbra. Esta atividade é parte da formação do doutorado, pois para obter a menção de doutorado internacional, a Universidad de Salamanca exige a estância, de no minimo três meses, em uma universidade fora da Espanha.
Neste caso, escolhi a Universidade de Coimbra. Essa escolha envolveu diferentes aspectos, entre eles:
1. Coimbra é muito perto de Salamanca
Menos de quatro horas é o tempo de viagem de trem de Salamanca a Coimbra. O trem faz um percurso direto, ou seja, não precisa parar para fazer baldeação. Além da facilidade da mobilidade, o custo é barato. É possível encontrar passagem de Salamanca-Coimbra e vice e versa por menos de 20 euros na temporada de promoção. A Renfe é a agencia de transporte responsável pelo trem (Para mais informações, consulte aqui). No entanto, existem outras opções como o BlaBlaCar e ônibus.
Edifício Histórico da Universidade de Coimbra - Faculdade de Direito. Arquivo Pessoal. Abril, 2018. |
2. Desejo de conhecer Portugal
Ir à Portugal também era um desejo pessoal. Eu não conhecia este país e tinha contato com poucas pessoas de lá. Realizar a estância em Coimbra foi, então, a oportunidade de ter contato com a cultura e explorar parte da história (que também inclui Brasil). Além do mais, pude saborear as deliciosas comidas portuguesas que têm um sabor especial. Parecem aquelas comidas feitas com carinho pela avó.
Bacalhau à Brás. Prato típico Português. Arquivo Pessoal. Junho de 2018. |
3. História da Universidade de Coimbra
Assim como a Universidad de Salamanca, a Universidade de Coimbra-UC é uma das mais antigas da Europa. Recentemente, a UC celebrou seus 725 anos. A universidade dispõe de oito faculdades nos diferentes campos de conhecimento (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física). Estudantes brasileiros podem inscrever-se nos cursos por meio da nota do ENEM (Para mais informações, consulte aqui). Ademais dos aspectos da formação, quem viveu em Coimbra se surpreende com a tradição e cultura local: cantigas de fado nas escadas durante o verão; a mistura de protestos e poemas grafitados nas paredes, os universitários com traje e capa preta durante quase todos os dias do ano e os graciosos pombos gordos que não se intimidam com a presença humana ao roubar comida nas mesas. Rsrs, muita coisa para descrever em uma publicação.Faculdade de Direito. Universidade de Coimbra. Arquivo Pessoal. Abril, 2018. |
4. Contato com os investigadores do Centro de Estudos Sociais da UC
Particularmente, a vivencia na UC foi muito enriquecedora. Eu diria que foi um dos maiores presentes desse doutorado. Tive a oportunidade de estar no Centro de Estudos Sociais-CES; lugar onde estão autores e autoras que leio desde a graduação. Uma das grandes personalidades é o querido e respeitado professor Boaventura Santos. Quem é da área social, educacional e dos direitos humanos, com certeza, o conhece. O CES não é só uma instituição referência no âmbito da pesquisa, é um lugar que parte da metodologia inclusiva e acessível de universidade. E foi assim que me senti: acolhida e perto de todos que fazem parte deste centro. Espero muito um dia voltar.
5. Custo-benefício
Tal como Salamanca, Coimbra é um lugar acessível em termos financeiros. Gastos com aluguel, água, luz, compras no supermercado, para quem tem uma vida simples, podem chegar a menos de 500 euros mensais. A cidade também é pequena e raramente se utiliza transporte público. Para a estância de três meses, eu não tive que pagar taxas administrativas à universidade. Não sei se essa regra se aplica a todos os centros da UC. Cabe checar. Outra coisa que não posso esquecer de mencionar é o restaurante universitário da UC que tem uma comida maravilhosa e o preço é bem baratinho: 2,40 euros por refeição. ;)Coimbra. Arquivo pessoal. Maio de 2018. |
Teria muito mais coisas para contar sobre essa experiência. Mas, por hoje deixo apenas o gostinho do que foi viver em Portugal. Até a próxima!!
Comentários
Postar um comentário