P
ara aquelas pessoas que pretendem realizar uma pós-graduação stricto sensu, o investimento no currículo acadêmico é a primeira etapa. Há estudantes que já nos anos da graduação sabem bem o que querem e por isso dedicam-se inteiramente a participar de congressos, seminários, organização de eventos e publicação de artigos. Isso é um fator positivo porque pouco a pouco a carreira vai se consolidando. Mas, nem sempre é assim. E nunca é tarde para começar!
Se a ideia de fazer doutorado e mestrado só veio agora, é hora de dar uma melhorada no currículo. No Brasil, o cadastro na Plataforma Lattes é obrigatório para inscrição em quase todos os programas de pós-graduação. Essa plataforma é um pouco chatinha porque exige muitaaa paciência para preencher todos os campos e nem sempre sabemos qual é o lugar mais apropriado para inserir as atividades.
Felizmente, a equipe de bibliotecários da Universidade Federal do Ceará elaborou um manual, muito didático, sobre como preencher o Currículo Lattes e fazer buscas. Acesse este material aqui.
Antes mesmo de preencher o Lattes, temos que ter em mãos todos os títulos e certificados. Isso parece óbvio, mas, às vezes, esses documentos estão desordenados e guardados em lugares diferentes. Estabelecer uma lógica para organização dos títulos acadêmicos pode ser algo muito eficiente e facilitar muito na hora de realizar uma submissão. Uma dica é utilizar pastas com divisórias por ordem cronológica decrescente, ou seja, do ano atual aos anteriores. Outra sugestão é também salvar pastas com os documentos digitalizados, pois muitos procedimentos das seleções de pós são feitos online. Assim, você não perderá tempo...
Ao passo que você vai organizando seus certificados, é possível neste momento identificar quais áreas precisa melhorar. Por exemplo, se a publicação de artigos não é seu forte, este é o momento de dar mais atenção a este aspecto. Uma maneira de incrementar nossas produções é atualizando o que já escrevemos em outros momentos. Aquela monografia da graduação que está engavetada ou mesmo um texto elaborado na Disciplina X, pode ser revisitado e qualificado e, logo, publicado em um congresso ou até em uma revista da área.
Em resumo é isso: aproveitar tudo o que já fizemos e abrir caminhos para novas análises.
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