Pular para o conteúdo principal

10 Motivos para escolher Salamanca como destino para estudar Mestrado ou Doutorado

Q
uem decide mudar de país para realizar mestrado ou doutorado tem a tarefa complicada de escolher qual o melhor destino. Nesta publicação, destaco 10 razões para você escolher Salamanca

Salamanca é uma cidadezinha da Espanha que fica mais ou menos a duas horas e meia de Madri. Sua população contabiliza, aproximadamente, 144 mil habitantes. É um lugar pequeno e cheio de charme.

Resultado de imagem para salamanca
Fonte: https://www.esmadrid.com/pt/excursao-salamanca

A população é constituida por moradores locais e estudantes de todas as partes do mundo. Para quem ainda tem dúvida, vamos lá!! As razões que fazem de Salamanca, um lugar especial para estudar.

Motivo 1: Salamanca é uma cidade pequena

Como destaco no começo desta publicação, Salamanca é um lugar pequeno. Essa é uma característica positiva porque raramente é necessário utilizar transporte para ir de um ponto a outro. As ruas são acessíveis e fáceis de localizar. A Plaza Mayor é o ponto central de orientação. Assim, a primeira vantagem deste lugar é viver longe da agitação e do estresse das cidades grandes.

Resultado de imagem para plaza mayor salamanca
Plaza Mayor de Salamanca. Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Salamanca,_Plaza_Mayor-PM_16888.jpg

Motivo 2: É um lugar lindo e monumental

Salamanca foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1988) e Capital Europeia da Cultura (2002). No centro da cidade, a arquitetura é rica em detalhes. Quem conhece esse lugar, se encanta com as catedrais, bibliotecas e pátios. A Casa das Conchas, o Convento San Esteban e a fachada da Universidad de Salamanca são uns dos lugares mais bonitos da cidade. De dia ou a noite, o cenário é belo porque a coloração dourada faz a cidade ficar iluminada.

Imagem relacionada
Fachada da Universidad de Salamanca. Fonte: https://www.muylinux.com/2018/11/29/red-hat-academy-universidad-salamanca/

Motivo 3: As ruas têm muitos jovens e alegria 

Todos os dias, faça sol ou chuva, a cidade recebe muitos turistas, por isso as ruas estão sempre cheias de pessoas. Em razão da universidade, em Salamanca há muitos jovens e, por causa disso, é um lugar movimentado e alegre. É comum presenciar as pessoas fantasiadas e festejando, por motivo de despedida de solteiro ou pela chegada dos calouros. A vida noturna é bem badalada.

Festa de disfarce. Fonte: Arquivo pessoal

Motivo 4: A Universidad de Salamanca

Esta é uma das mais antigas universidades do mundo. Em 2018, a USAL completou 800 anos. O fato de saber que tantas pessoas já se formaram neste lugar é suficiente para sonhar em fazer parte desta história. A universidade oferece cursos de graduação em diferentes campos de conhecimento, além de especialização, mestrado e doutorado. Os congressos, seminários e conferências são alternativas para quem quer realizar uma estância curta e conhecer a universidade.

Imagem relacionada
Biblioteca Histórica da Universidad de Salamanca. Fonte: https://www.flickr.com/photos/smrosell/5329657307

Motivo 5: Preço acessível do mestrado e doutorado

Em comparação a outras universidades europeias, a Universidad de Salamanca tem preços mais acessíveis para a formação de mestrado e doutorado. O curso do mestrado ao ano custa em média 1727 euros (mais informações aqui). Já o doutorado paga-se menos de 500 euros cada ano do curso (mais informações aqui). Assim, o saldo pode ser um dos aspectos positivos na hora de escolher Salamanca como destino.

Imagem relacionada
Facultad de Filologia. Fonte: https://twitter.com/usal/status/1049926812199997440

Motivo 6: Custo de vida mais baixo na Europa

Além da formação de mestrado e doutorado ser mais em conta, o custo de vida em Salamanca também compensa em termos financeiros. Sem dúvida essa é uma das cidades mais baratas da Europa, sobretudo, para quem vive com o saldo de estudante. Escrevi um texto neste blog, detalhando a média de preços dos alugueis e gastos na cidade. Se quer saber mais, clique aqui.

Resultado de imagem para fruteria em salamanca
Frutas Vima. Fonte: https://www.frutasvima.com/

Motivo 7: Aprender Castellano

Aprender castellano no lugar em que a língua é falada é mais fácil e divertido. Em Salamanca, existem diversas escolas que são especializadas em ensinar espanhol a estrangeiros. A Universidade de Salamanca também oferece programa de idioma. Os cursos de castellano têm diferentes propostas, dependendo do objetivo individual. Por exemplo, para o exame do DELE, atividade profissional ou sobre história e cultura hispanohablante. Vale conferir.

Imagem relacionada
Puente Romano. Fonte: https://www.viajenaviagem.com/2018/12/salamanca-roteiro/

Motivo 8: Conhecer gente de todas as partes do mundo

Embora não seja o destino mais famoso quando se busca roteiro turístico, Salamanca recebe diariamente gente de todas as partes do mundo. Quer seja de passagem quer seja para realizar intercâmbio, é fato que esta cidade é internacionalizada. Morar aqui é a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países.

Foto no Rio Tormes. Fonte: Arquivo pessoal

Motivo 9: O clima, o Céu

Apesar do frio ser predominante em muitos meses do ano, Salamanca é ensolarada e tem um céu lindo. São raros os dias nublados e cinzas. O clima na cidade é seco e algumas vezes tem ventania. As temperaturas variam durante o dia. Em geral, as noites e no começo das manhãs fazem mais frio, chegando a -0. As quatro estações do ano são bem marcadas e por isso se observa um cenário bem diferente em cada trimestre.

Catedral Velha. Fonte: Arquivo pessoal.

Motivo 10: A cultura espanhola

Claro que não poderia faltar este item na lista. Apreciar a cultura do país onde vamos morar é um quesito fundamental. Os lugares tradicionais como Salamanca contam histórias. Por isso, é importante deixar os sentidos fluírem: sentir os sabores, os cheiros. Desenvolver o tato e a percepção. Provar as comidas locais. Observar como as pessoas interagem, falam, se expressam. Ouvir as canções, os dialetos. Relacionar-se com quem parece tão diferente de nós. Contemplar a paisagem, o clima, o tipo de natureza. Enfim, se abrir para o novo e perceber o belo... 

Não só de felicidade é feita a vida, mas com certeza muito depende do nosso olhar... Beem, falando nisso, deixo, por último, uma foto das 'ricas' comidas espanholas. Espero com esta publicação ter convencido você a estudar em Salamanca.

Imagem relacionada
Comida española Fonte: https://www.salir.com/platos-tipicos-de-espana-por-comunidades-30.html 

Até a próxima!!!



Resultado de imagem para gif snoopy digitando

Deseja ingressar no doutorado da Universidad de Salamanca? Necessita de ajuda?

Entre em contato  !! 

jackelinesusann@gmail.com 

Clique aqui para saber mais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matrícula - Doutorado Universidad de Salamanca

A pós realizar o Trâmite para Candidatos Estrangeiros e a Pré-Inscrição no Programa de Doutorado escolhido, a USAL divulga uma lista de admitidos e excluídos do processo. Os candidatos admitidos devem formalizar a matrícula. Para matrícula, os documentos exigidos são os seguintes: 1. Formulário de matrícula ( Clique aqui para baixá-lo ). 2.Cópia do Passaporte . 3.Cópia e original do diploma de mestrado ou título que faculta o acesso à formação do doutorado legalizados. 4.Cópia e original do diploma de graduação legalizados. 5. Declaração original que afirme que o seu título de mestrado é válido em caso do acesso ao curso de doutorado. (Esta declaração pode ser feita pela instituição onde você realizou o mestrado. Baixe aqui o modelo de declaração que solicitei a universidade que fiz meu mestrado): 6.Declaração com avaliação positiva de ao menos dois anos de formação sanitária , em caso de alguma especialidade na área de Ciências da Saúde. (esse c

Revalidação e reconhecimento do diploma internacional - Universidad de Salamanca

Olá acadêmicos(as) viajantes, Nesta publicação, abordo um tema que é de interesse de muitas pessoas que desejam realizar a formação universitária no exterior: O RECONHECIMENTO DO DIPLOMA INTERNACIONAL . Há inúmeras dúvidas sobre os procedimentos de reconhecimento do título no Brasil, sobretudo, existe o medo acerca da validade do diploma estrangeiro no território brasileiro.  Esta publicação refere-se aos diplomas emitidos pela Universidade de Salamanca (USAL | Espanha), já que cada país dispõe de procedimentos específicos. Por isso, antes de tudo, quero deixá-los tranquilos sobre a garantia de reconhecimento dos títulos obtidos na USAL. Embora a grade curricular seja diferente das instituições brasileiras, a Universidad de Salamanca é reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas instituições internacionais e, portanto, são desconhecidos relatos que expressem 'problemas' durante o processo de revalidação no Brasil. Bem, uma vez concluído o mestrado ou o dou

Quanto gasto para morar em Salamanca?

Essa é uma das questões mais frequentes feitas por aqueles que pensam em estudar no exterior, especialmente, quando planejam ir por conta própria. Muitas vezes, a obtenção de financiamento ou de bolsa de estudo não é algo tão simples e algumas pessoas optam por arcar com os custos da formação. O baixo custo de vida é, então, um critério indispensável.  No meu caso não foi diferente!! Quando planejei realizar o doutorado no exterior, avaliei os gastos das diferentes cidades. Por exemplo, para morar em Madrid ou Barcelona, é preciso ter uma folga financeira beeeem maior. Comparado a média das cidades europeias, Salamanca é um lugar barato . É possível viver com menos de 600 euros mensais, equivalendo mais ou menos a 2.500 reais. Mas no papel: Quanto eu gasto? Bem, vou calcular o aluguel, gastos de água e luz, compras no supermercado e uma saidinha de leve. É importante destacar que o cálculo que fiz aqui não inclui o aluguel de um apartamento sozinha, a vida com filhos e