Pular para o conteúdo principal

Decisão de Estudar Fora

Estudar fora do país de origem é uma escolha que depende muito da motivação pessoal ou/e profissional. Eu, por exemplo, elenquei quais retornos essa decisão me traria:
(a) aprender um novo idioma;
(b) conhecer uma cultura diferente;
(c) aprender e trocar experiências educacionais nos centros de investigação científica;
(d) conviver com pessoas de diversas partes do mundo. 


Uma vez destacados o que nos motiva em particular, é hora de contrastar com a realidade. A pergunta então é: Como em minhas condições atuais (financeiras, nível de idioma, fase de formação, entre outras) posso realizar o sonho de estudar fora?

Um sonho a curto prazo

Se sua vontade é passar menos de três meses em outro país, este sonho é mais fácil de ser realizado porque as demandas e burocracias são menores para uma viagem de curto prazo. Em até três meses de estádia é possível fazer um curso de idiomas; realizar uma formação complementar; conhecer as instituições e universidades do país de destino e com isso estabelecer contato com professores(as) e estudantes para futuros intercâmbios; aprender sobre hábitos e rotinas dos moradores, incluindo os preços e vantagens/desafios de residir por mais tempos.

Se está dentro das suas possibilidades, você pode viajar por lazer sozinho/a, com amigos/as ou familiares, com certeza não será um desperdício de tempo e dinheiro...

Uma questão importante que você precisa ter em mente é: Qual(is) o(s) motivo(s) da minha viagem?

Antes de morar na Espanha para cursar o doutorado, tive a oportunidade de viver por três meses em Salamanca com o visto de turista. Este tempo de estádia foi muito importante, porque conheci a cultura e os habitantes locais, também recebi apoio de pessoas que me ajudaram de diversas formas: informaram sobre os melhores lugares para fazer compras; indicaram a operadora de telefone mais popular; aconselharam sobre os procedimentos da universidade; doaram livros de língua espanhola; informaram sobre abertura de conta bancária etc. etc. 

Para fazer "novos colegas" em um lugar desconhecido, tente interagir nos espaços públicos, ofereça ajuda, busque informações de encontros culturais abertos, vá às bibliotecas públicas, praças, cafés... Se você é tímido, essa é a oportunidade de superar a timidez. É certeza que em algum momento encontrará pessoas abertas para trocar ideias. Só lembre-se que cada cultura é diferente e as pessoas têm maneiras distintas de construir relações de amizade. 


Em toda parte do mundo existe gente disposta a ensinar e ajudar. É nosso dever ampliar esta corrente...

Um sonho para longo prazo

Para um tempo maior vivendo em outro país é preciso planejamento e (muitas) buscas de informação para fundamentar nossa escolha do lugar que queremos ir e os procedimentos necessários - estes geralmente são um pouco mais burocráticos. Se sua viagem é em razão de estudo terá que ficar atento(a) às informações para aceitação na instituição de ensino, matrículas e procedimentos para tirar o visto de residência. Em breve, descreverei em outras postagens cada um dos procedimentos que realizei para estudar na Espanha.

Paciência

Se me perguntassem qual palavra você descreve como mais importante para conseguir estudar fora, eu diria com todas as letras: P A C I Ê N C I A

1. qualidade do que é paciente.

2. é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou factos indesejados. É a capacidade de persistir numa atividade difícil, mantendo uma ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. Sem dúvida!!
Resultado de imagem para gif viajar
Muitas foram as vezes que realizei procedimentos errados, perdi investimento financeiro, faltou documentação, recebi 'nãos'. Mas, assim são as relações humanas cheias de desafios. Se você quer muito isso, planeje-se e permaneça firme!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matrícula - Doutorado Universidad de Salamanca

A pós realizar o Trâmite para Candidatos Estrangeiros e a Pré-Inscrição no Programa de Doutorado escolhido, a USAL divulga uma lista de admitidos e excluídos do processo. Os candidatos admitidos devem formalizar a matrícula. Para matrícula, os documentos exigidos são os seguintes: 1. Formulário de matrícula ( Clique aqui para baixá-lo ). 2.Cópia do Passaporte . 3.Cópia e original do diploma de mestrado ou título que faculta o acesso à formação do doutorado legalizados. 4.Cópia e original do diploma de graduação legalizados. 5. Declaração original que afirme que o seu título de mestrado é válido em caso do acesso ao curso de doutorado. (Esta declaração pode ser feita pela instituição onde você realizou o mestrado. Baixe aqui o modelo de declaração que solicitei a universidade que fiz meu mestrado): 6.Declaração com avaliação positiva de ao menos dois anos de formação sanitária , em caso de alguma especialidade na área de Ciências da Saúde. (esse c

Revalidação e reconhecimento do diploma internacional - Universidad de Salamanca

Olá acadêmicos(as) viajantes, Nesta publicação, abordo um tema que é de interesse de muitas pessoas que desejam realizar a formação universitária no exterior: O RECONHECIMENTO DO DIPLOMA INTERNACIONAL . Há inúmeras dúvidas sobre os procedimentos de reconhecimento do título no Brasil, sobretudo, existe o medo acerca da validade do diploma estrangeiro no território brasileiro.  Esta publicação refere-se aos diplomas emitidos pela Universidade de Salamanca (USAL | Espanha), já que cada país dispõe de procedimentos específicos. Por isso, antes de tudo, quero deixá-los tranquilos sobre a garantia de reconhecimento dos títulos obtidos na USAL. Embora a grade curricular seja diferente das instituições brasileiras, a Universidad de Salamanca é reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas instituições internacionais e, portanto, são desconhecidos relatos que expressem 'problemas' durante o processo de revalidação no Brasil. Bem, uma vez concluído o mestrado ou o dou

Quanto gasto para morar em Salamanca?

Essa é uma das questões mais frequentes feitas por aqueles que pensam em estudar no exterior, especialmente, quando planejam ir por conta própria. Muitas vezes, a obtenção de financiamento ou de bolsa de estudo não é algo tão simples e algumas pessoas optam por arcar com os custos da formação. O baixo custo de vida é, então, um critério indispensável.  No meu caso não foi diferente!! Quando planejei realizar o doutorado no exterior, avaliei os gastos das diferentes cidades. Por exemplo, para morar em Madrid ou Barcelona, é preciso ter uma folga financeira beeeem maior. Comparado a média das cidades europeias, Salamanca é um lugar barato . É possível viver com menos de 600 euros mensais, equivalendo mais ou menos a 2.500 reais. Mas no papel: Quanto eu gasto? Bem, vou calcular o aluguel, gastos de água e luz, compras no supermercado e uma saidinha de leve. É importante destacar que o cálculo que fiz aqui não inclui o aluguel de um apartamento sozinha, a vida com filhos e